fbpx

Músicos são mais inteligentes?

 In Música, Neurociência, Sem categoria

vídeo: como tocar um instrumento musical beneficia seu cérebro – Anita Collins TED Ed

Na verdade, pode até ser uma maldição. Escrevo por mim. Tudo, mas tudo mesmo, têm várias dimensões e sempre vem acompanhado de um mapa mental.

Tentando explicar:

Você provavelmente já deve saber que, quando você ouve música, desperta áreas do seu cérebro e fica, assim… mais ativo.

Mas você sabe o que acontece quando você toca algum instrumento?

Na animação, que você já pode até ter visto – mas apareceu por aqui novamente – a neurocientista e educadora musical Anita Collins explica o processo de forma rápida e bastante lúdica (tem legenda em inglês, para ajudar).

Há tempos, neurologistas fazem estudos para entender o que acontece no nosso cérebro quando praticamos diferentes atividades. Essa descoberta recente, a respeito da atividade musical, mostra que toda vez que uma pessoa pega em um instrumento e começa a tocá-lo, “fogos de artifício” se acendem no cérebro.

Múltiplas áreas se ativam e começam a funcionar simultaneamente e trabalham juntas. Especialmente as áreas visual, auditiva e motora.

Isso significa que, quando tocamos instrumentos, essas três áreas do nosso cérebro são fortalecidas, o que nos ajuda, consequentemente, em outras atividades, como jogar xadrez, por exemplo.

A atividade musical aumenta o tamanho e a atividade do corpo caloso no cérebro. A longo prazo, isso faz com que músicos resolvam problemas de forma mais efetiva e criativa, tanto na área acadêmica quanto social.

Essas pesquisas são interessantes e, quando explicadas em vídeos, ficam melhores ainda.

fonte: http://www.updateordie.com/2016/02/16/musicos-sao-mais-inteligentes/

Recent Posts

Leave a Comment