Musicalização infantil ou aula de instrumento para criança?
Como escolher um curso de música apropriado para as crianças entre 3 e 12 anos é sem dúvida uma grande questão dos pais e responsáveis no aconselhamento das atividades infantis.
Primeiramente, vale ressaltar, que estar alfabetizado não é pré-requisito para o estudo da música. A Música pode inclusive contribuir com a alfabetização de forma determinante.
Em segundo lugar a aula de musicalização deve ter objetivos claros. Musicalização não é recreação. Confundir o ensino lúdico com práticas recreativas tem sido comum no ensino da música para crianças. Quais são os objetivos do curso? Qual o objetivo da atividade? Qual objetivo ao longo do período do curso? O que a atividade contribui ao desenvolvimento psicomotor do aluno?
Como é uma aula de musicalização infantil?
A aula de musicalização infantil normalmente é realizada coletivamente. Em grupos entre três e dez crianças. As crianças entre 3 e 5 anos normalmente são acompanhados pelos pais. A partir dos 5 anos as aulas serão realizadas com as crianças sem acompanhamento direto.
Os resultados para as crianças são medidos em médio prazo. Um curso de musicalização não possui duração exata. Compreender aspectos e fatores como pulsação, fraseado, e coeficientes musicais e físicos – como melodia, harmonia, ritmo, altura, duração, intensidade, timbre -, solfejo, linguagem musical, e símbolos musicais, são bons objetivos. E sem que constitua um curso de teoria infantil. Um curso de musicalização pode até priorizar questões motoras. Da coordenação motora fina. Da coordenação motora grossa.
E quanto às aulas específicas de instrumento?
Para desenvolver a experiência com um instrumento o aluno precisa desenvolver certa musculatura para a prática do instrumento. Àquela específica. Por exemplo: o violino utiliza na arcada a coordenação motora grossa, e nos dedos da mão esquerda a coordenação motora fina. Ambas necessitam de preparação.
E vale ressaltar será preciso tempo da criança para praticar em casa o instrumento escolhido. Quantas atividades a criança já faz? Na aula semanal e a prática de duas a quatro vezes por semana residencial são suficientes para o desenvolvimento muscular.
Assim: a criança está preparada para interagir com um professor posicionando e reposicionando, orientando, conversando, e exclusivamente a ela em uma aula individual de instrumento?
Aula esta, onde o professor se dedica a um aluno avaliando e propondo atividades. O que pode assustar a princípio. Um aluno que sempre esteve habituado a aulas de turma no ensino regular, creche, ou infantil, estranhará essa imersão ao conhecimento. Tal qual a música para a vida da criança a aula individual é uma experiência nova.
Como avaliar matricular uma criança em um programa de música? Experimentar. Observar. Procurar indicação. Observar no mercado as melhores instituições. Professores capacitados, formados e atualizados. Materiais de ensino. Espaço adequado. Linha de ensino. E para tudo acompanhar o desenvolvimento.
E esse desejo foi desperto pela criança?
O estudo da música só possui benefícios. Acertando os detalhes é aproveitar!
Fonte: https://souzalima.com.br/blog/musicalizacao-infantil-ou-aula-de-instrumento-para-crianca/