fbpx

Como a música pode melhorar a sua vida

 In Música, Neurociência

É inegável a importância da música para o ser humano. Desde que nascemos temos contato com um mundo cheio de ritmos, sons, batuques e melodias extremamente rico. Com isso vamos criando vínculos com a música ao longo da vida sem nem mesmo perceber. Quer ver um exemplo?

Todo mundo tem aquelas músicas que trazem sentimentos bons, as que te deixam melancólico, as que lembram alguém ou até mesmo as que marcam uma época da vida.

Sendo assim, é fácil de imaginar que a música tem o poder de afetar a nossa saúde física e mental. Um estudo no campo da neuroquímica lançado pelo Departamento de Psicologia da Universidade McGill, no Canadá, descobriu que a música pode fortalecer o sistema imunológico do corpo e reduzir o nível de stress das pessoas. Ela influencia diretamente no aumento de um anticorpo que atua na imunidade mucosa, além de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo stress.

Também foi comprovado que escutar música pode ser mais eficaz do que remédios para controlar a ansiedade de pacientes com câncer ou no período pré-operatório.

Propaganda da Terapia Musical do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona.

Já no lado emocional, a música como terapia tem sido usada cada vez mais frequentemente. Tocar um instrumento ou somente escutar músicas que dão prazer, combinados com a psicologia tradicional, podem ser a chave para um tratamento altamente eficaz contra a depressão, segundo outro estudo publicado em 2011.

Música no âmbito social

A pianista e Diretora Executiva da Fundação de Educação Artística – FEA, Berenice Menegale, acredita que a música é tão importante que deveria ser ensinada nas escolas como uma disciplina básica. “A música transforma tanto a vida das pessoas (…) que deveria ser para todo mundo, como há muitos países que tem uma tradição mais antiga do que a nossa em que as crianças têm aula de música na escola como qualquer outra atividade”, explica.

Berenice Menegale em uma das salas de aula da FEA.

Na FEA, pessoas de todas as idades são mergulhadas no universo musical tendo conhecimento prévio ou não. Para as crianças, a partir dos quatro anos, a pianista diz que o importante não é pensar somente na música, mas no desenvolvimento da criança: “mesmo que ela não venha a se interessar pela música em si (como profissão), mas tudo isso, esse universo sonoro e rítmico, vai ajuda-la a viver melhor, ela vai perceber mais coisas que estão em torno dela, vai saber organizar tudo isso e vai poder apreciar um universo musical muito mais amplo”.

Além dos cursos para se aprender a tocar um instrumento, Berenice explica que são oferecidos cursos de apreciação musical “que tem por objetivo ajudar as pessoas que gostam de ouvir música, mas que não conhecem a linguagem musical, não leem música, a ser melhor público, a apreciar mais, usufruir melhor”.

Então não se esqueça: mais do que fazendo música ou a consumindo, estamos alimentando nossa alma e fazendo um enorme bem ao nosso corpo e a nossa mente.

 

Fonte: http://blog.clubedequemmalha.com.br/dicas-de-saude-e-bem-estar/como-musica-pode-melhorar-sua-vida/

Recent Posts

Leave a Comment